Pedras: Atire a primeira pedra quem nunca deixou o carro dar aquela deslizada para trás ao parar ou arrancar em uma rampa. Mesmo quem não dirige provavelmente já presenciou essa cena na condição de pedestre, e já se sentiu um pouco intimidado pela situação.
Existem requisitos básicos para que uma rampa funcione e seja segura para seus usuários, esses requisitos podem ser encontrados na legislação da sua cidade e tratam de largura, altura em relação à edificação, tipo de uso e principalmente: a inclinação.
Mesmo em dias de chuva, ou em outras condições adversas essas rampas, estando dentro das normas ou não, precisam ser seguras e fáceis de usar.
É aí que entra a principal ferramenta para garantir o melhor uso possível das rampas: o revestimento.
É unânime até mesmo entre profissionais do ramo das cerâmicas (os realmente sérios), que as melhores opções de revestimento neste caso são as pedras naturais. Mas afinal, quais são as pedras que podem ser utilizadas para revestimento de rampa de garagem.
Efeito ornamental único.
São mais espessas e duras, resistindo por décadas à passagem dos veículos.
Sua face é áspera e assim antiderrapante.
O custo-benefício é excelente, pois são encontradas em todas as faixas de preços e seu assentamento deve ser feito com cimento e areia, que são materiais muito mais baratos que as argamassas externas.
CONFIRA AS PEDRAS MAIS INDICADAS PARA RAMPAS DE VEÍCULOS.
1 – Pedra Miracema
Um granito bruto muito tradicional, os tons de cinza combinam com inúmeras cores e disposições de fachadas.
A face tem rugosidades que facilitam o atrito dos pneus com o piso, tornando-o mais seguro.
2 – Pedras Madeiras
São as versões coloridas da miracema, com as mesmas características mas possibilitam jogos de cores e trabalhos de paisagismo mais elaborados. Disponíveis nas cores verde, amarelo (na ordem das fotos), e ainda branco com pintas roxas, rosa claro e vermelho.
3 – Piso Intertravado
Que também podem ser chamados de bloquetes, na qual são blocos pré-moldados de concreto, sua utilização na pavimentação consiste na junção da tecnologia do concreto com a matéria prima e o conceito dos antigos calçamentos de paralelepípedo.
4 – Pedra Portuguesa
Disponível nas cores caramelo,vermelho, branco e preto, esta pedra começou a ser utilizada no Brasil há séculos atrás. Era trazida Pelos portugueses como contrapeso nos navios, que por sua vez voltavam para a Europa cheios de mercadorias. Muito eficiente para rampas por sua peças pequenas que geram muitas ramificações de rejunte, e consequentemente causam bastante atrito entre piso e pneus.
5 – Paralelepípedo
São blocos de granito bastante espessos e pesados, resistem a veículos de maior porte e têm faces bastante rugosas. Pode-se considerar uma pedra bruta, contudo proporciona efeito estético sutil por suas cores claras.
Agora é só escolher a pedra e manobrar à vontade!